Entrevistas

Entrevistar é uma arte, pois como retirar do outro aquilo que se quer por meio de uma conversa? Muito mais que uma troca de palavras, a entrevista é um compartilhamento de emoções. Como uma boa jornalista que sou, e muito mais do que isso, como uma amante de vidas e de pessoas, amo fazer entrevistas. Ficar cara a cara com o outro, conhecê-lo e se fazer conhecido é indescritível.

Durante anos da minha formação usava esse dom que o Senhor me deu para promoção de pessoas e artistas do meio secular, agora como uma serva convicta da ferramenta que possuo, abro espaço no blog para compartilhar diversas entrevistas, conversas e  bate-papos que terei com pessoas legais e que possam nos acrescentar como corpo de Cristo.

Quando falo aqui em PESSOAS LEGAIS não me restrinjo aos artistas e pregadores pops do meio Cristão. Você, o gari da rua, a prostituta, o cantor famoso, o drogado, o lixeiro, o pastor, todos nós somos pessoas legais e terão espaço por aqui. Então fica ligado, porque o próximo a ser entrevistado pode ser você.


O Blog Livre Sou não foi criado para levantar a bandeira de uma religião, mas com o propósito maior de axaltar e glorificar o Senhor Jesus. Pensando assim, nada melhor do que quebrar os tabus da religiosidade e começar a nossa página de entrevistas batendo um papo com o Ministério Lírio do Vale, um grupo de louvor que tem pregado a essência do evengelho no meio católico, exalando o bom perfume de Cristo. Para sabermos mais sobre esta obra e nos impactarmos com ela, batemos um papo com o líder do Ministério, Júnior Patente.Vale a pena conferir!


L.S: Como surgiu o ministério Lírio do Vale?

No ano de 2008, depois de algum tempo sem trabalhar com a música, voltei a sentir que Deus falava ao meu coração sobre essa missão. Mas porque comigo, que nem sou músico? Bom, não sei, mas também, não dá para ficar procurando entender o que Ele pretende para a nossa vida. Naquele momento, decidi então deixar que fluísse em meu coração todo o sentimento que o Senhor pudesse trazer, para não começar a tratar o assunto como um objetivo pessoal.

Depois de alguns meses, um belo dia, ouvindo um CD em casa, uma música funcionou como um impulso e me levou imediatamente a parar tudo o que fazia e tratasse de dar um passo na fé.  A música Fiat, da Banda Dom, foi o grande chamado.

O segundo passo foi conversar com meu irmão Steve, que é baterista. Ele sempre me acompanha em momentos de oração no trabalho da Pastoral Familiar, e, portanto, nos conhecemos o suficiente para saber que o nosso desejo é servir ao Senhor. 

Começamos a pensar em nomes e tranquilamente, Deus colocou mais duas pessoas em nosso caminho. Para mim, uma surpresa muito grande, quando descobri que minha afilhada, Camila, havia começado a cantar na equipe de Salmos da Paróquia. Surpresa maior quando a ouvi cantando. Mesmo começando, demonstrava um grande potencial. E o outro nome que veio junto com o dela foi o de Tiago, noivo de Camila e também músico (percussionista).

Convidei-os para uma reunião em minha casa e no dia 18 de novembro de 2008 nos encontramos. Falei da “inquietação” que se encontrava meu coração e fiz a proposta. Para minha alegria, Camila falou que havia comentado naquele dia com o pai dela sobre o desejo de cantar para Deus em um Ministério de Música. Steve já tinha me dado o sim desde o nosso primeiro encontro e Tiago, com muita alegria se colocou à disposição para o serviço. 

L.S: Por que Lírio do Vale?
Quando começamos a nos reunir, não nos preocupamos, pelo menos de início, com o nome do Ministério de Música. nas primeiras reuniões, nem tocamos muito no assunto.Um tempo depois, sentimos a necessidade então de perguntar a Deus o que ele pretendia de nós e que nome daríamos a essa equipe de missão que Ele escolheu.

Numa das nossas reuniões, Camila falou que pensou muito num nome, e que, rezando com essa intenção, encontrou um que a chamou atenção. Estava no Cântico dos Cânticos, capítulo 2: “Narciso de Saron, o Lírio dos Vales”.

Procuramos rezar em cima dessa intenção, e, algum tempo depois pudemos ver que essa era realmente a escolha a ser feita. Não só porque foi o primeiro nome, mas nosso coração tinha por esse nome um enorme carinho. Pensamos em muitos outros, mas na hora da escolha, o que prevaleceu, sem resistência alguma foi justamente LÍRIO DO VALE.

L.S: Qual o peso que é para você levar a palavra de Jesus através de músicas e canções?
Quando Deus nos convida a realizar uma missão, acredito que qualquer tipo de receio em realizá-la cai por terra. Sempre procurei confiar em tudo que o Senhor me chamou e isso da forças para realizar a missão. Em especial, a música sempre mexeu muito comigo e tenho certeza que é um grande instrumento de evangelização. Por isso, nós do Lírio do Vale sempre buscamos realizar todas as nossas missões dendo do maior clima de oração e entrega, afinal, não será a nossa música que tocará os corações, mas o Espírito Santo agindo através dos instrumentos e vozes. Sei do poder que a música exerce e confio a Deus todas as canções que temos de executar para que Ele possa fazer a sua obra acontecer.

L.S: Devemos ser imitadores de Cristo, mas há pessoas, bandas, músicos que também nos inspiram e nos levam ao crescimento espiritual e pessoal. O ministério Lírio do Vale tem alguma fonte de inspiração?
É claro que quando começamos uma caminhada nos inspiramos naqueles que estão há mais tempo na estrada, e não seria diferento com o Lírio do Vale. Posso citar vários ministérios e bandas da Igreja, aqueles mais próximos como a Dominus, de Belo Horizonte, onde temos um contato maior, até aqueles que acompanhamos através da música e pregações como  Martin Valverde, Eugenio Jorge, Canção Nova, Wilson Rocha, Silvinho Zabisky, Banda Dom, e tantas outras.

L.S: Lírio do Vale é um ministério que também está na internet. Pra você o meio digital é um canal eficaz para pregar e lavar a palavra de Deus?
Muito eficaz. Por isso apostamos também em colocar uma radioweb, 24 horas no ar com músicas e orações para que as pessoas possam, no momento em que necessitarem, ter acesso a Palavra de Deus através da Rádio Lírio do Vale. Já recebemos vários testemunhos e isso nos incentiva a continuar. O endereço da nossa radioweb é www.radioliriodovale.com.
L.S: Quais os planos para o ministério neste ano?
Bom, o principal plano é deixar Deus agir através de nossa música. Humanamente falando, nossos planos passam pela gravação de um CD e para isso estamos mantendo já os primeiros contatos com algumas pessoas que fazem parte da nossa história para falar um pouco de nós através de belas canções.  Como meta, acho que todo ministério de música deveria buscar a realização daquilo que diz uma das músicas que me inspiram a cantar para Deus: "Quando as baquetas de racharem de tanto tocar pro Senhor, quando as guitarras e os baixos se unirem fazendo um só louvor, e quando as luzes, piscas e spots acenderem adorando a meu Deus, e uma banda afinada bem alto cantar que Jesus é o Senhor, aí sim o Senhor será exaltado..." Quando todos nós buscarmos isso, a música terá ainda mais poder de conversão do que já tem hoje.